sábado, 23 de março de 2013

Olga Benário Prestes


Olga nasceu em Munique , como Olga Benário Gutmann , em uma família judaica.Seu pai, Leo Benário, era um social-democrata , advogado e sua mãe, Eugenie (Gutmann), era um membro da Baviera de alta sociedade. 
Devido ao seu treinamento militar, em 1934 ela foi encarregada de ajudar o retorno ao Brasil de Luís Carlos Prestes , a quem foi atribuído como um guarda-costas.A fim de cumprir essa missão, documentos falsos foram criados afirmando que eles eram um Português casal. No momento em que chegou ao Rio de Janeiro em 1935, esta cobertura tornou-se uma realidade, como o casal havia se apaixonado. Depois de uma insurreição fracassou em novembro de 1935, Benário e seu marido tiveram que se esconder, e depois de quase escapando de uma batida policial em Ipanema ,que eram ambos acabaram presos em janeiro de 1936, durante a campanha anti-comunista declarado após dura Getúlio Vargas teve proclamada a lei marcial e já estava planejando o golpe de 1937 que acabaria por levar à instituição do fascista -como Estado Novo regime.Ela ficou grávida e com seu apelido Preste.

Olga teve que entregar sua filha de 14 meses Anita Leocádia prestes a sua mãe e foi enviada para campo de concentração de Ravensbrück e de lá para um campo de extermínio experimental criado em um antigo hospital psiquiátrico em Bernburg Centro de eutanásia, em 1942, onde foi gaseado.

No pós-guerra da República Democrática Alemã , Olga foi apresentado como o modelo do revolucionário feminino, e o escritor Seghers Anna escreveu um esboço biográfico sobre ela para Dia Internacional da Mulher , em 1951.Sua "oficial" 1961 biografia por Ruth.
Obs: para mais informações visite o site abaixo.
Fonte: 
http://en.wikipedia.org/wiki/Olga_Benario


Nenhum comentário:

Postar um comentário