sábado, 23 de março de 2013

Anita Leocádia Prestes


Anita Leocádia Prestes (nascido em 27 novembro de 1936, em Berlim ) é um brasileiro historiador. Ela é filha do militante comunista Olga Benário Prestes e Luís Carlos Prestes .
Ela nasceu no campo de concentração Barnimstraße e foi entregue aos cuidados de sua avó paterna, Leocádia Prestes, na idade de 14 meses.
Em 1964, Prestes alcançou um grau em Química da então "Universidade do Brasil", agora conhecida como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dois anos depois, ela ganhou um mestrado em Química Orgânica .
No início da década de 1970, Prestes se mudou para o exílio na URSS . Em agosto de 1972, ela foi indiciado no Brasil por atividades políticas, com o conselho Permanente de Justiça parágrafo o Exército confere (o Exército supremo tribunal) condenando-a ausência de 4 anos e 6 meses de prisão.
Em dezembro de 1975 Prestes acrescentou um Doutorado em Economia Política do Instituto de Ciências Sociais em Moscou e quatro anos depois, em setembro de 1979, os tribunais brasileiros reduziu a sentença de Prestes por quatro anos, como parte de uma ampla anistia .
Em 1989, Prestes recebeu um doutorado em História da Universidade Federal Fluminense , com uma tese chamada Coluna Prestes Um (A Coluna Prestes) , que foi o movimento comandado por seu pai de quase 1500 homens tentando lutar a presidência de Artur Bernardes .Atualmente é Professor Associado Aposentado da História do Brasil, mas ela continua ensinando sobre o Mestrado e Doutorado do Programa de História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Anita_Leoc%C3%A1dia_Prestes

Nenhum comentário:

Postar um comentário