terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Menarca tardia


Menarca é o nome dado ao primeiro ciclo menstrual da mulher, e marca o início da fase da puberdade. A menarca tardia é uma característica presente nas atletas de elite da Ginástica Rítmica, que também é verificada em várias modalidades esportivas como, por exemplo, natação, balé e tênis e isso foi comprovado porque foi feita uma pesquisa com os membros femininos da família e as que não praticavam esportes assim era a menarca ocorria mais cedo.
Segundo WARREN; PERLROTH, (2001) o  déficit energético crônico provoca alterações neuroendócrinas e a taxa metabólica basal que suprime a função reprodutiva. A substância que parece realizar essa ligação do eixo metabólico com o reprodutivo é a leptina. Ela é secretada pelo tecido adiposo e seus receptores estão presentes nos neurônios responsáveis pela geração dos pulsos de gonadorenalina hipotalâmica (GnRH), que ocasionam o surgimento da menarca e a regularização dos ciclos menstruais normais. Os depósitos de gordura e o balanço energético do organismo são os dois aspectos que regulam a secreção da leptina.
Em situação de privação de energia, como o jejum, por exemplo, é verificada uma diminuição acentuada dos níveis de leptina. Supõe-se que o déficit energético, então, ocasiona alterações nos pulsos de GnRH, que desencadeiam modificações ou a ausência dos ciclos menstruais. Desse modo, a leptina parece ser o fator de sinalização da energia disponível para a função reprodutiva (WARREN; PERLROTH, 2001).

Alguns fatores que explicam um pouco mais sobre o assunto:

O atraso no aparecimento das alterações pubertárias é pouco frequente nas raparigas, aproximadamente cerca de 3%, e quando se observa pode-se suspeitar da existência de alterações genéticas ou da função hipotalamo-hipofisária.

O atraso pubertário pode ser constitucional (idiopático), associado a patologia crónica, secundário a distúrbios hipotalamo-hipofisários que causam hipogonadismo hipogonadotrófico e secundário a alterações gonadais que causam hipogonadismo hipergonadotrófico.


O atraso constitucional do crescimento e da puberdade é a causa mais frequente de puberdade tardia. Considera-se uma variante da normalidade, podendo-se apresentar de forma esporádica ou, mais habitualmente, dentro de um contexto familiar de maturação tardia.
Bom de qualquer maneira o jeito melhor é visitar um médico e de preferência um ginecologista e é importante lembrar que a menarca tardia não acontece só com atletas por isso é observar ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário