quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Como surgiu o "Batom"?


Os batons são utilizados desde o tempo dos sumérios, no ano 7000 a.C.
   O costume de colorir os lábios tem raízes no Egito. As Esposas dos Faraós adoravam o tom vermelho, sexualmente , pois, os lábios femininos tornam-se mais vermelhos depois de as mulheres serem excitadas.
Na Grécia, no século II, havia lei impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento. Na Espanha do século VI, só usavam batom mulheres das classes mais nobres. Em 1921, o batom ganhou o formato atual de estojo, e começou a ser comercializado em Paris. Miss Pearl Pugsley, nos Estados Unidos, aos dezessete anos, foi notícia ao ter que retornar para casa, vinda do colégio, por utilizar batom. O batom se tornou objeto do desejo e sucesso foi tamanho que em 1930 os batons dominaram o mercado americano e daí espalharam-se pelo mundo afora. Há quem diga que o seu formato em bastão foi baseado na sexualidade feminina, nos mundos modernos foi baseado em forma do membro masculino para aumentar a sexualidade feminina e estimular as vendas com o formato inavador dando mais prazer em fazer uso do mesmo toda vez que presiona o bastão para fora tocando-o em seus lábios.
 O batom surgiu em 1883, apresentado na Exposição Universal de Amesterdão e feito a partir de gordura de veado embrulhado num delicado papiro de seda.
No começo do século passado, Rhocopis, um perfumista francês, inventou o "baton serviteur", uma massa que consistia num talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, de cor vermelha, era vendido numa embalagem de papel de seda.
Mas ( valha-me acreditar nisso ), foi só depois da Primeira Guerra Mundial que as donas de casa aceitaram a condição do milagroso batom e aderiram a moda do vermelho e até o açafrão era utilizado para colorir os lábios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário